Novo projeto no âmbito da Diabetes tipo 2!

Realizou-se em 4 de fevereiro, uma reunião entre a Palmela Desporto e a Escola Superior de Saúde – Curso de Fisioterapia para, no âmbito do protocolo em vigor entre ambas as partes, preparar a organização e forma de funcionamento do projeto “DiabetESSaúde”, a desenvolver pelos alunos Cláudio Namora e Joana Lopes, do 4.º ano do curso de Fisioterapia, sob a orientação da Professora Rubina Moniz.

Este projeto baseia-se na implementação de um programa de intervenção em Fisioterapia, dirigido a pessoas com diabetes tipo 2 e tem como finalidade promover a integração da prática regular de atividade física no dia-a-dia de pessoas com esta doença, de forma a capacitá-las para a autogestão da condição clínica.

De acordo com as orientações clínicas mais recentes, este tipo de programas deve desenvolver-se tendo em conta três abordagem distintas mas complementares:

- a nível educativo;
- no âmbito comportamental;
- e através da realização de exercício físico.

Para este projeto dirigido à comunidade de Pinhal Novo procurar-se-á reunir um grupo com 8 a 10 participantes, de forma a garantir uma monitorização individualizada durante a realização dos exercícios.

Oportunamente será iniciada a divulgação do projeto e a recolha de inscrições. A sua duração estima-se em 12 semanas, entre março e maio, aproximadamente. Esteja atento(a)!