Escola de Natação

A Escola de Natação tem como destinatários todos os que pretendam realizar exercício físico no espaço aquático, designadamente ao nível da aprendizagem, do treino desportivo e da manutenção e melhoria da condição física.

A escola de Natação encontra-se organizada da seguinte forma:

1) ADAPTAÇÃO ao Meio Aquático:
a. 6 - 12 meses
b. 12 - 18 meses
c. 18 - 24 meses
d. 24 - 36 meses
e. 3 e 4 anos
f. 4, 5 e 6 anos
g. 7, 8 e 9 anos
h. 10, 11, 12 e 13 anos

2) APRENDIZAGEM da Natação:
a. 5 aos 13 anos
b. mais de 14 anos

3)– APERFEIÇOAMENTO da Natação
a. 6 aos 13 anos
b. mais de 14 anos

4) Natação Pura Desportiva
a. PRÉ-COMPETIÇÃO
b. COMPETIÇÃO

Adaptação ao meio aquático (6 meses aos 4 anos)

As sessões de adaptação ao meio aquático para bebés dos 6 aos 36 meses têm uma duração de 30 minutos. Pais e crianças são convidados a realizar tarefas lúdicas dirigidas por um técnico. O principal objetivo destas sessões é proporcionar o desenvolvimento psicomotor da criança num ambiente seguro e divertido, sempre na presença de um adulto, preferencialmente a Mãe ou o Pai.

Adaptação ao meio aquático (4 meses aos 13 anos)

A criança beneficia de um enquadramento aquático propício e de materiais pedagógicos adequados ao seu desenvolvimento motor. As aulas são ministradas por um técnico, durante 45 minutos, que se encontra do meio aquático consoante a necessidade, sendo que todas as atividades indicadas pelo técnico têm em consideração os aspetos lúdicos da adaptação ao meio aquático.

Aprendizagem

Neste nível os objetivos estão direcionados para a aprendizagem das técnicas de Natação Pura e introdução de aspetos técnicos relativos as partidas e viragens. São aulas de 45 minutos, ministradas por um técnico de natação que acompanha o aluno na sua evolução.

Aperfeiçoamento

No Aperfeiçoamento pretende-se consolidar aprendizagens e aperfeiçoar  técnicas de Natação Pura, das partidas e das viragens e ainda, a melhoria da condição física.

As aulas são ministradas por um técnico de natação, com a duração de 45 minutos.

Natação Pura Desportiva - PRÉ-COMPETIÇÃO

A pré competição destina-se a faixa etária entre os 6 aos 9 anos. Visa incrementar e estimular a pratica da natação desportiva, no aperfeiçoamento das técnicas, viragens e partidas, com vista à participação em competições desportivas.

Natação Pura Desportiva - COMPETIÇÃO

A Natação Pura Desportiva tem como destinatários os escalões de Cadetes, Infantis, Juvenis, Juniores e seniores abrangendo os atletas a partir dos 10 anos.

Tem como objetivos aumentar e melhorar a condição física dos nadadores de modo a garantir a participação nas competições regionais e nacionais de forma regular, bem como criar condições de presença nas seleções regionais e nacionais.

Pré-Masters

O escalão de Pré-Masters tem como destinatários os nadadores com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos.

Os atletas deste escalão podem transitar para a competição ou para o escalão de Masters.

Masters

A partir dos 25 anos, o nadador dará continuidade á prática competitiva da natação no escalão de Masters. Treinando regularmente nas Piscinas Municipais de Pinhal Novo ou Palmela, e desta forma participar em diversas provas desportivas integradas nos calendários regionais, nacionais ou internacionais.   

Competição Adaptada

Consiste no treino desportivo para pessoas com deficiência ou incapacidade que pretendam seguir uma vertente competitiva.

A prática da natação para além dos benefícios físicos, proporciona a integração social, a independência e o aumento da auto-estima nos nadadores.

Natação Livre

Consiste na prática da natação por parte do adulto que seja autónomo em meio aquático, podendo realizar treino ou relaxamento na piscina sem enquadramento técnico. No caso de crianças com idade igual ou inferir a 12 anos terão que, obrigatoriamente, serem acompanhados por um adulto.


Newsletter

Get in touch with us

Morada

Piscina Municipal de Pinhal Novo

Rua Orlando Ribeiro

2955-211 Pinhal Novo

Telefone

T. 212 389 900

E-mail

geral@palmeladesporto.pt